top of page
  • Facebook Social Icon

HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO D. CARLOS I - CLUBE TOP SPIN

  

          A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa D. Carlos I, criada em outubro de 2000 por um grupo de professores e ex-alunos da Escola D. Carlos I surgiu, entre outras razões, da necessidade de proporcionar a continuidade da prática desportiva aos jovens formados nesta Escola e que mudam de estabelecimento para prosseguirem os estudos, evitando que percam o contato com as modalidades praticadas por um lado e, por outro, possam evoluir na sua formação desportiva para além dos quadros competitivos do Desporto Escolar. O Projeto que consubstancia esta Associação funciona, no entanto, desde 1988, e revelou-se inicialmente através do Clube Top Spin, que promoveu e divulgou junto das camadas mais jovens da Escola e da Comunidade a modalidade de Ténis de Mesa.

        A atividade do Projeto Top Spin foi-se alargando cada vez mais à comunidade, de tal modo que em 1992 se começaram a formar equipas federadas constituídas por ex-alunos e elementos da população. A determinada altura, as solicitações da comunidade em geral e designadamente de grupos de ex-alunos com projetos desportivos e culturais levaram naturalmente os responsáveis do Projeto Top Spin a constituir a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa D. Carlos I para tentar corresponder àquelas expetativas e formalmente candidatar-se aos apoios oficiais, em pé de igualdade com as outras coletividades para o desenvolvimento e alargamento do seu Projeto à comunidade concelhiaAtualmente a funcionar com a secção de Ténis de Mesa, a Associação tem mais capacidade de oferta junto da comunidade.

        A Associação D. Carlos I é uma associação abrangente, de pessoas de todas as idades e sexo, tendo por objectivo essencial promover, divulgar e realizar actividades culturais, desportivas e recreativas. É a partir de 2000 que o Projeto Top Spin se consolida nos seus ideais e princípios e se configura como um projeto de desenvolvimento desportivo, obedecendo às seguintes orientações essenciais:

                • Apoiar e manter os ex-alunos ligados à modalidade e à Escola D. Carlos I;

              • Alargar cada vez mais as atividades à comunidade escolar e envolvente, designadamente aos familiares dos atletas e escolas vizinhas;

          • Desenvolver a organização desportiva, envolvendo o maior número possível de jovens e familiares na preparação de provas e torneios regulares;

        • Proporcionar formação desportiva de forma continuada e evolutiva aos seus atletas e desenvolver todos os esforços para a formação de equipas federadas nas várias classes;

              • Integrar a prática desportiva na formação integral dos jovens, passando pela aquisição dos valores fundamentais da ética, solidariedade, respeito pelos outros, para além da autonomia e autoestima.

 

         No ano de 2003, e no âmbito de uma proposta da Câmara Municipal de Sintra para a construção de instalações que permitissem o alargamento ao 1.º Ciclo na Escola D. Carlos I, foram contempladas as aspirações deste Projeto, com a construção de uma sala de cerca de 300 m2 específica para a prática do Ténis de Mesa, onde estão permanentemente montadas 12 mesas oficiais, melhorando significativamente as condições de prática desportiva da Associação e alargando a sua capacidade de actuação desportiva e comunitária.

 

        Graças a um trabalho entusiástico e empenhado de professores, ex-alunos, familiares e técnicos desportivos voluntários, a Associação D. Carlos I tem vindo a desenvolver contínua e diariamente um trabalho de formação e competição desportiva junto de crianças e jovens, e de lazer junto da restante população, envolvendo atualmente mais de 100 atletas de Ténis de Mesa em todas as classes, de Iniciados a Seniores, com idades compreendidas entre os 7 e os 60 anos. Adicionalmente, no âmbito do Projeto “O Ténis de Mesa Vai à Escola”, que a Associação D. Carlos I está a desenvolver em parceria com o Agrupamento de Escolas D. Carlos I, estão neste momento envolvidos cerca de 240 alunos do 1º Ciclo em atividades de formação na modalidade.

 

      Representada nos quadros competitivos oficiais da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM) e da Associação de Ténis de Mesa de Lisboa (ATML), a Associação D. Carlos I já formou desportiva e civicamente centenas de jovens ao longo dos anos, tendo vindo a crescer extraordinariamente nos seus resultados desportivos. De tal modo, que é hoje em dia a entidade com melhores resultados desportivos do Concelho de Sintra em qualquer modalidade que consideremos, tendo conquistado pela primeira vez dois campeonatos nacionais absolutos em classes jovens em 2015, com a internacionalização de dois dos seus atletas em representação de seleções jovens de Portugal (Guilherme Paulo e Raquel São Pedro), e a sua equipa principal senior (largamente constituída por cadetes e juniores formados na Associação) tem vindo a subir sucessivamente de divisão, tendo disputado na época de 2016/2017 a promoção ao Campeonato Nacional de Equipas da 1ª Divisão. Salientamos também o facto de um dos treinadores da Associação, antigo atleta formado neste mesmo projeto, ter vindo a actuar igualmente como treinador das camadas jovens da Seleção de Ténis de Mesa de Portugal (Nuno Mendonça Ramalho).

 

       É objetivo da Associação D. Carlos I prosseguir este caminho de crescimento continuado e sustentável dos seus resultados desportivos, centrado na formação dos mais jovens, integrando a prática desportiva na sua formação pessoal e cívica e, em paralelo, alargando as atividades de lazer dirigidas para a comunidade em geral. Neste contexto, apostamos nas parcerias já estabelecidas e a estabelecer com escolas do concelho de Sintra, em particular mas não somente, com o Agrupamento de Escolas D. Carlos I, de modo a alargar a base de recrutamento e de intervenção da Associação.

 

          Pretendemos com as nossas atividades aprofundar o impacto da Associação na comunidade que a envolve e alargar o número de atletas formados na Associação susceptíveis de a representar desportiva e socialmente com sucesso e mérito relevantes. Temos por objetivo aumentar continuamente o nosso palmarés desportivo e conduzir mais atletas formados no Clube Top Spin até às seleções nacionais, prevendo formar 3 a 5 atletas internacionais até ao final da presente década.

 

Junte-se a nós e participe na nossa divisa: "Ajuda-nos a crescer… e cresce connosco!"

bottom of page